(48) 3226-4305 / 3371-6964
(48) 99190-0584 / (48) 99931-3355

contato@madeireiralokal.com.br

(48) 3226-4305 / 3371-6964
(48) 99190-0584 / (48) 99931-3355

contato@madeireiralokal.com.br

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Lokal Madeiras » Como colar a madeira?
Como colar a madeira?

http://www.zemad.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Como-colar-a-madeira.jpg

Colar madeira é algo muito útil, e existem vários métodos para fazê-lo, dependendo de qual o resultado final que se procura. Graças ao grande poder de adesão de colas especiais para essa finalidade, as opções de projetos caseiros são diversas. Tudo que é necessário é uma boa aplicação e tempo de secagem.

E em caso de futuras rachaduras, é mais provável que voltem a acontecer no mesmo local em que ela foi colada previamente, diminuindo o trabalho se for necessário repeti-lo. Certifique-se de utilizar a cola correta para um bom acabamento.

Uma boa dica para madeiras exóticas, diferentes e oleosas é retirar o óleo inicialmente com solvente mineral e lixar a superfície, assim, a cola consegue maior adesão.

Materiais necessários

  • Cola branca;
  • Cola amarela para marcenaria;
  • Cola de resorcinol;
  • Pincel;
  • Grampos de fixação;
  • Suportes;
  • Fita para empacotar;
  • Solvente;
  • Papel contact.
  • Pedaço de pano;
  • Lixa d’água.

Projetos de artesanato

  1. Verifique se seu projeto suporta cola branca: Ela é ideal para objetos cuja exposição será apenas interna, cujo desgaste é baixo. Este tipo de cola é ideal para objetos pequenos, mas não para móveis. Se sua madeira for grande, opte pela cola amarela de marcenaria.
  2. Compre cola branca à base de acetato polivinílico: Esse tipo é diferente daqueles utilizados em projetos escolares, e não é indicado para crianças por uma questão de segurança.
  3. Aplique a cola na extremidade ou na junção da peça: Utilize um pincel pequeno para isso e se certifique de cobrir toda a extremidade.
  4. Prenda a junção do objeto ou seus pedaços de madeira em uma mesa de trabalho: Dessa forma, a colagem de uma forma geral fica mais fácil.
  5. Coloque a madeira entre dois outros pedaços de madeira: Lembre-se de cobri-los com papel contact para evitar que colem em seu objeto.
  6. Resista à tentação de cobrir excessos de cola com panos úmidos: Isso pode fazer a cola diluir, ao invés disso, use um pano seco ou considere lixar no acabamento.
  7. Deixe a superfície pressionada por cerca de duas horas: E para a secagem completa, permita um tempo de 24 horas para a utilização.

Móveis/Painéis Internos

  1. Nesse caso, utilize a cola amarela para marcenaria: Ela é ideal para projetos maiores.
  2. Coloque os pedaços de madeira sobre uma mesa de trabalho: É relativamente mais fácil trabalhar em uma superfície não escorregadia.
  3. Aplique uma gota de cola na parte que será colada: Após, espalhe até as extremidades com um pincel próprio.
  4. Junte os pedaços de madeira: Lembre-se de alinhá-los.
  5. Comprima as peças de madeira: Ajuste os pedaços de madeira envolvidos em fita adesiva sobre as peças que serão coladas. Use um grampo para que elas fiquem bem juntas.
  6. Prenda as peças de madeira frente a frente: Alterne a posição dos grampos de apoio, sobre a abaixo a madeira para garantir a adesão da cola.
  7. Verifique sinais de cola em excesso: Caso não haja, é possível que os grampos não estejam apertados o suficiente.
  8. Espere no mínimo uma hora para a remoção do excesso: Somente após esse tempo os remova utilizando uma lâmina, cuidadosamente. Retirando os grampos fica mais fácil.
  9. Para finalizar: Mantenha os pedaços preços com os grampos por cerca de duas horas, essa cola seca rápida a temperaturas mais quentes.

Móveis/Painéis Externos

  1. Antes do início, verifique se o material ficará exposto à água: Se for o caso, prefira utilizar a cola de resorcinol, que pode ser utilizada em portas, janelas e até mesmo equipamentos aquáticos. Mas tenha em mente de que ela é mais cara que todas as outras.
  2. Use o mesmo método geral para a colagem de móveis/painéis internos: Utilize os grampos sargento, multiuso e suportes para adesão.
  3. Monte seu local de trabalho em um lugar quente: A cola necessita desse calor para ser ativada.
  4. Misture a cola somente momentos antes de utilizá-la: Utilize as instruções da embalagem.
  5. Aplique nas juntas e no suporte geral: O tempo de secagem é de no mínimo 10 horas.
  6. Limpe o excesso com um pano seco: Após a secagem completa, sua coloração fica em tom de marrom escuro. Se o pano não for suficiente para a remoção, utilize uma lixa.

 

http://www.zemad.com.br/como-colar-a-madeira/

Home | Quem Somos | Produtos | Ambiental | Tipos Madeira | Blog | Orçamento | Mapa do Site

Madeireira Lokal © 2014 - 2023. CNPJ: 85.340.602/0001-40. Todos os direitos reservados.

Rodovia SC 405, 590, Km 01, Rio Tavares, Florianópolis-SC. CEP: 88.048-000. Fone: (48) 3226-4305 / 3371-6964. Horário: Seg-Sex. das 07:30hs - 12:00hs / 13:30hs - 18:00hs

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.